O portal de notícias de
salgueiro
PESQUISAR NO SITE
 

Cidades

Saiba o que está acontecendo em Salgueiro e nas cidades da Região
EXCLUSIVO: Prefeitura de Terra Nova lança nota oficial sobre o fechamento das comportas da Barragem da Serra do Livramento
13/04/2018 15:03

Na última semana, autoridades de Terra Nova, no Sertão de Pernambuco, estão sendo alvos de comentários um tanto “duvidosos”.

No dia 10 de abril deste, a Prefeita da cidade, Aline Cleanne, recebeu, em seu gabinete, um ofício expedido pelo Ministério da Integração Nacional. Nele, a prefeita foi informada que as equipes técnicas do Ministério visitaram a obra e, constataram que as estruturas da casa de comando do reservatório Serra do Livramento, do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, havia sido arrombadas e danificadas. Ao arrombar a casa de comando, vândalos aumentaram a vazão da saída d’água da Barragem para o Riacho Mulungu, fazendo com que, a estrada que corta esse Riacho, fosse interditada. Após os fatos, o Ministério registrou um Boletim de Ocorrência sobre o arrombamento e, decidiram fechar as comportas, visando a garantia da segurança da população local, já que, a vazão estava acima do permitido.

Os problemas foram resolvidos e, as comportas foram reabertas no dia 10 de abril.

Contudo, o burburinho que tomava conta da pequena cidade, era de que o Ministério da Integração Nacional havia determinado o fechamento das comportas por culpa da Prefeitura de Terra Nova, que não teria construído duas passagens molhadas na Fazenda Destino, em Terra Nova.

Visando tamanha falácia, a Prefeitura procurou a nossa equipe afim de esclarecer todos os fatos. Abaixo segue nota oficial:

NOTA OFICIAL

Pelo presente expediente o Município de Terra Nova vem à público esclarecer as falsas colocações difundidas em redes sociais acerca do fechamento das comportas (válvulas) da Barragem da Serra do Livramento pelo Ministério da Integração Nacional.

Em vídeos divulgados nas redes sociais no último dia 06.04.2018, alguns membros da oposição terranovense, objetivando mera promoção pessoal, manipularam fatos e imagens para formularem acusações desarrazoadas em desfavor do Executivo Municipal, a quem responsabilizaram pelo fechamento das comportas (válvulas) da Barragem da Serra do Livramento.

Á agua liberado pelo Ministério da Integração Nacional por meio das comportas (válvulas) em questão serve ao abastecimento do Riacho Mulungu, que em seu curso beneficia as comunidades rurais do Destino, Malhada do Canto, Encruzilhada, Pau de Colher, Espinhos, Rancharia, Passagem de Pedra e outras, até desaguar no reservatório da Barragem Senador Nilo Coelho, em Terra Nova, à partir de onde se presta ao atendimento de todas as propriedades que se localizam às margens do Riacho Terra Nova.

Segundo os caluniadores, o fechamento das comportas (válvulas) teria ocorrido por omissão do Município de Terra Nova na construção de 02 (duas) “passagens molhadas” situadas na Fazenda Destino. Falácia!

Não é verdade que “o Ministério da Integração Nacional achou por bem trancar as comportas” por culpa de ação ou omissão do Poder Executivo Municipal, assim como é falsa a afirmação de que “a água foi desligada porque já comprometia a passagem de pedestres e dos carros”, como dito por um, e depois por outro dos difamadores.

Como já revelado nas redes sociais ainda no dia 07.04.2018 por meio de vídeo espontaneamente gravado por um morador local, as reformas da estrada nos pontos de passagem do Riacho Mulungu mantem-se firmes até a presente data, sendo totalmente falsa a acusação de que pessoas e veículos estejam (ou estiveram) impedidos de transitar ao longo das estradas que ligam Terra Nova à Umãs, via Vila Junco e Umãs à Barragem da Serra do Livramento.

Da mesma forma, o Ministério da Integração Nacional emitiu posição oficial acerca dos fatos, esclarecendo de uma vez por todas que o fechamento das comportas (válvulas) se deu pela ação de pessoas que teriam danificado as estruturas da casa de comando do reservatório da Serra do Livramento, ou seja, JAMAIS se ventilou a possibilidade de que a Prefeitura de Terra Nova tenha feito (ou deixado de fazer) qualquer melhoria irregular nas passagens do Riacho Mulungu.

Outra mentira devidamente contestada pela Administração Municipal é a de que a liberação das águas da Barragem da Serra do Livramento só seria retomada se fossem construídas as mencionadas “passagens molhadas”. Neste ponto a inverdade não se sustenta pelos próprios fatos, pois desde a terça-feira passada (10.04.2018) as comportas (válvulas) foram reabertas sem que nenhuma intervenção precisasse ser feita nos locais de passagem do Riacho Mulungu.

A confirmação das afirmações ora trazidas pode ser feita pela leitura do Ofício nº 0520/2018, de lavra do Ministério da Integração Nacional (anexo), ou ainda por meio de reportagem televisiva veiculada no último 10.04.2018 pela Grande Rio TV, afiliada local da Rede Globo de televisão (acessível pelo link: https://globoplay.globo.com/v/6651047/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar).

Registre-se que as intervenções nos pontos onde o Riacho Mulungu corta as estradas mencionadas foram feitas pelas máquinas que compõem o acervo municipal, as quais trabalharam supervisionadas pelo Engenheiro Rafael, enviado pelo Ministério da Integração Nacional especialmente para tal fim. É certo lembrar ainda que o vizinho Município de Cabrobó auxiliou os trabalhos com a disponibilização de parte do material utilizado (pedras, cascalho e terra).

Por fim o Município de Terra Nova, através de todos os que fazem a administração, alerta o cidadão acerca da fabricação de inverdades com a manipulação de fatos e imagens havidas no presente evento, chamando a atenção da população para a real intenção dos aproveitadores, que difundiram uma “mentira sonrisal” apenas com o propósito de obterem promoções pessoais.”

 

 


Fonte: Redação SG10
Seja o primeiro(a) a comentar!

Deixe seu Recado

Nome
E-mail
Mensagem
Enviar
Rua Martinho Luiz Vieira, Nº 236, Bomba - Centro - Salgueiro - PE - Tel: +55 (87) 3871-2007
sg10Salgueiro@hotmail.com