O portal de notícias de
salgueiro
PESQUISAR NO SITE
 

Bem-Estar & Saúde

Corpo e mente em harmônia
Amamentação protege a mulher contra o câncer de mama
25/03/2017 09:35

Muitas das escolhas associadas à vida da mulher moderna, como a maternidade tardia, a opção por não ter filhos ou a redução no período de amamentação dos bebês, podem favorecer o desenvolvimento do câncer de mama, de acordo com a literatura médica.

Mas a maioria da população ainda desconhece essa realidade. É o que mostram os resultados inéditos de um quiz sobre a doença que foi aplicado aos passageiros de algumas das estações de metrô mais movimentadas, no último Outubro Rosa.

Participaram do teste 270 passageiros. Nessa amostra, apenas 22% das mulheres e 19% dos homens consideram verdadeiro afirmar o aleitamento materno ajuda a proteger a mulher contra o câncer de mama. Na divisão por faixa etária, essa porcentagem cai para 9% entre a população de 40 a 49 anos. Já entre os participantes de 19 a 29 anos foi verificada a melhor taxa de conhecimento sobre essa questão, que ainda assim se mostrou baixa: 30% dessas pessoas apontaram a importância da amamentação como fator protetor para a mulher.

Os resultados do quiz apontam também que 78% das participantes do sexo feminino e 69% do público masculino ignoram que não ter filhos torna a mulher mais suscetível à doença. “Quanto menos filhos, maior o número de ciclos menstruais na vida da mulher, que são momentos de maior exposição a hormônios relacionados à doença. Da mesma forma, quanto maior o período de amamentação, menos ciclos menstruais, e maior a proteção”, explica o oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Rafael Kaliks. “Por isso, dizemos que vários fatores da vida moderna, como a queda no número de filhos e engravidar tardiamente, depois dos 35, aumentam o risco para a doença. Mas, é claro, vários outros fatores interferem neste processo”, completa.



Fonte: Notícias ao Minuto
Seja o primeiro(a) a comentar!

Deixe seu Recado

Nome
E-mail
Mensagem
Enviar
Rua Martinho Luiz Vieira, Nº 236, Bomba - Centro - Salgueiro - PE - Tel: +55 (87) 3871-2007
sg10Salgueiro@hotmail.com